quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Quem assiste BBB é burro?


Salve Salve, dia 10 começa o Big brother Brasil 12, e o programa já virou assunto nos principais portais de notícias da internet e nas redes sociais. No facebook já existe uma campanha em que as pessoas ameaçam deletar os amigos que postarem algo sobre o assunto, e várias pessoas questionando a inteligência das pessoas que assistem ao reality show da Globo. A grande questão é: Quem assiste BBB é burro?


O Big Brother é um programa de entretenimento. "Entretenimento é o conjunto de actividades que o ser humano pratica sem outra utilidade senão o prazer. É o desvio do espírito para coisas diferentes das que preocupam. Pode ser uma distração, um passatempo ou um desporto" (Wikipedia).
Quando alguém assiste um filme de besteirol, de ação ou de comédia romântica, essa pessoa provavelmente não está buscando, naquele momento, se tornar um ser mais culto, mais evoluído. A idéia é se distrair por aquelas 2 horas, torcer pro Rocky ganhar do adversário ou ver se o cara vai se arrepender de ter apostado a menina e correr atrás dela no aeroporto no fim do filme.


O mesmo acontece com o futebol. Se analisarmos friamente, são só 20 caras tentando fazer uma bola entrar numa rede e 2 tentando impedir que isso aconteça. Mas quem curte sabe o quanto é gostoso torcer pro seu time e ver ele virar o jogo no último minuto, e o quanto é sofrido quando ele perde aquele jogo importante. No bar, são horas discutindo qual reserva joga melhor que o titular, ou quantos jogos o time precisa ganhar pra que saia da zona de rebaixamento, ganhe o título, ou fique com uma das vagas para a Libertadores.



Não estou querendo dizer que BBB é igual futebol ou filme ou novela, mas é uma opção de entretenimento. Assistir, torcer para alguém ser eliminado, virar líder, ganhar prova de resistência não leva ninguém a lugar nenhum, mas a idéia não é virar um intelectual ao fim do programa. Eu, por exemplo, acho que novela é tudo igual. O cara briga com a mulher na segunda semana e eles ficam juntos no último capítulo, alguém tem gêmeos e a vilã fica louca, morre ou foge pra Europa, mas tem quem goste. Há quem deteste futebol ou filme de besteirol, mas o ideal é ver que o fato do outro gostar de uma forma de entretenimento diferente da sua não faz dele um burro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário