quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Toca Raul | Ilha do Mel (PR)

Ernani Filus, o Raul da Ilha do Mel
A Ilha do Mel, pedacinho de terra abençoado do litoral do Paraná, reserva um território quase que sagrado para os fãs do grande Raul Seixas. Trata-se do bar Toca Raul, comandado pelo maluco beleza Ernani Filus. Fã do Raulzito, Ernani lotou as paredes do par com menções ao maior roqueiro da história da música brasileira.


Nas caixas de som do local, em hipótese alguma toca outra música que não seja de Raul Seixas. No máximo rolam algumas versões de canções dele executadas por outros cantores. No bar, é servida a tradicional Meleka, bebida inventada por Ernani (vodca, mel e mais 12 raízes) e que já virou tradição na praia de Encantadas. Incrivelmente, ele nunca tomou um gole da Meleka. Fez uma promessa de parar de beber há 15 anos e desde então nunca mais colocou uma gota de álcool na boca.



Seja no Hostel, nas pousadas ou na barca, todos os visitantes que atracam neste lado da Ilha do Mel já sabem que devem dar uma passadinha no Toca Raul. O bar foi inaugurado há três anos, mas não abre todos os dias. Abre quando Ernani está com vontade. Mas é parada obrigatória daqueles que circulam pela trilha.



Quando perguntei para o Ernani se ele não enjoava de ouvir as música do Raulzito, ele foi categórico. "Não. Eu escuto Raul mesmo quando o bar está fechado. Quase todas as camisas que eu uso são do Raul. Quando abri o bar, fiquei meio preocupado em usar o nome dele, mas um dia vi uma entrevista da filha dele que me deixou tranquilo. Ela falava que qualquer tipo de homenagem feita para ele, seria bem recebida. E é isso que eu quis com o bar. Homenagear o Raul", disse.


O bar Toca Raul fica na praia de Encatadas. Para chegar lá é só perguntar para qualquer um o caminho, mas basta seguir a trilha que sai da praia logo ao lado do Hostel Marimar (alias, ótima opção de hospedagem barata). Depois de calibrar a mente com algumas melekas, siga a trilha e curta um reggae no Cavalo Marinho, baladinha local. Caso queira algo ainda mais animado, continue na mesma trilha até o tradicional forró, famoso entre os nativos da ilha.



Seja no Toca Raul, no Cavalo Marinho, no forró, na praia, no Farol, só não esqueça de uma coisa. Não deixe sujeira na ilha. Respeite o paraíso!

Fotos: Renata Catiane Almeida

Bruno Ribeiro, vulgo Pequeno, é jornalista, assessor de imprensa, botafoguense e proprietário de um cachorro da marca Daschund chamado Serafim. Serafim possui dupla personalidade e um senso de humor questionável.


SIGA!
@pequenoribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário